Dividir “por dois” e dividir “em dois”

GRAMATICAIS. DEU NA MÍDIA. Recentemente, em agosto deste ano, a queda de um avião em Istambul criou confusão nas redações de jornais e revistas, que se viram às voltas com uma inusitada questão de concordância. Para uns, o avião partiu-se em dois; para outros, a aeronave partiu-se em duas, mas a maioria parece ter optadoContinuar lendo “Dividir “por dois” e dividir “em dois””

Crase: “aquele” ou “àquele”?

QUESTÃO DO LEITOR. GRAMATICAIS. Nosso leitor Wilson Lima de Oliveira, que é técnico judiciário na Vara da Família, Infância e Juventude de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, traz uma interessante questão relacionada à ocorrência ou não de crase no pronome demonstrativo “aquele”. Vejamos o fragmento enviado por ele: “A violação ao dever de fidelidade nãoContinuar lendo “Crase: “aquele” ou “àquele”?”

“Abaixo à censura” ou “abaixo a censura”?

DÚVIDA RÁPIDA. Existe ou não crase em expressões do tipo “abaixo a ditadura”, “abaixo a censura”? Não existe. Vamos entender por quê. “Abaixo”, em primeiro lugar, é um advérbio que, oposto a “acima”, indica posição menos elevada e, consequentemente, aquilo que se movimenta em direção descendente (de descida). Dizemos que uma pedra rolou ladeira abaixoContinuar lendo ““Abaixo à censura” ou “abaixo a censura”?”

“Sim, com certeza”

BÁSICO E IMPORTANTE. Todo o mundo já viu alguém escrever “concerteza”, assim, como se fosse uma palavra só. Bem, não existe essa palavra no vocabulário da língua portuguesa. O que existe é a expressão “com certeza”, que usamos quando queremos reforçar alguma ideia. Quem tem certeza não tem dúvida, certo? É por isso que “comContinuar lendo ““Sim, com certeza””

“Contudo” e “com tudo”: não confunda

BÁSICO E IMPORTANTE. Existem as duas grafias, é bem verdade. No princípio, só havia “com tudo”, ou seja, “com todas as coisas”. Com o tempo, surgiu uma forma aglutinada, “contudo”, que serve para ligar duas ideias de sentido oposto. “Contudo” equivale a “mas”. Veja-se, por exemplo, uma frase como esta: Tinha muito dinheiro, contudo nãoContinuar lendo ““Contudo” e “com tudo”: não confunda”

Está correto “trocar correspondências”?

DÚVIDA RÁPIDA. O casal trocava correspondências ou cartas? O casal trocava cartas. Vamos entender por quê. Convém lembrar que “correspondência”, em primeiro lugar, é o ato de “corresponder”, o que pressupõe uma relação de reciprocidade. Todos sabemos como é bom ter um amor correspondido e como é importante corresponder às expectativas que depositam em nós.Continuar lendo “Está correto “trocar correspondências”?”

A palavra é “mandatário”

CAÇA-PALAVRAS. A palavra escolhida para inaugurar a seção Caça-Palavras é “mandatário”. Embora seja muito usada na imprensa para fazer referência ao presidente da República e, algumas vezes, ao detentor do principal cargo executivo de uma unidade administrativa, seu significado é mais amplo.   Vale lembrar que mandatário é aquele que recebe mandato ou procuração paraContinuar lendo “A palavra é “mandatário””