“Sim, com certeza”

BÁSICO E IMPORTANTE. Todo o mundo já viu alguém escrever “concerteza”, assim, como se fosse uma palavra só. Bem, não existe essa palavra no vocabulário da língua portuguesa. O que existe é a expressão “com certeza”, que usamos quando queremos reforçar alguma ideia.

Quem tem certeza não tem dúvida, certo? É por isso que “com certeza” equivale a “sem dúvida”. Ambas são locuções que enfatizam o que estamos dizendo. Faça um teste. Você pode dizer a alguém “Estarei lá amanhã”, mas, se disser “Sem dúvida, estarei lá amanhã”, “Com certeza, estarei lá amanhã” ou “Certamente, estarei lá amanhã”, vai transmitir muito mais assertividade.

Você viu que “com” e “sem” são palavras de sentido oposto – e o mesmo vale para “certeza” e “dúvida” (ou “incerteza”). Assim, “com certeza” e “sem dúvida” são equivalentes. É comum, quando estamos conversando, usar uma dessas expressões no lugar de um simples “sim”. Alguém nos pergunta se vamos a uma festa e logo respondemos: “Com certeza!”. Também podemos responder: “Sim”. Um “com certeza” ou um “sem dúvida”, no entanto, mostram muito mais intenção de ir, não é mesmo?

Publicado por Thais Nicoleti

Thaís Nicoleti é formada em português e linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e licenciada pela Faculdade de Educação da mesma universidade.

Deixe um comentário