“Remedia” ou “remedeia”?

DÚVIDA RÁPIDA. Afinal, como se conjuga o verbo “remediar”? Vejamos como se expressou o entrevistado em matéria jornalística:

“Sabemos que isso não remedia a situação da família, mas nós vamos fazer tudo o que nos cabe e um pouco mais para poder chegar aos responsáveis”, disse à imprensa local.

À primeira vista, a forma destacada pode parecer correta, mas é preciso lembrar que “remediar” é um verbo irregular. Embora seja terminado em “-iar”, como “variar” (ele varia) ou “maquiar” (ele maquia), conjuga-se como aqueles terminados em “-ear”, como “passear” (ele passeia) ou “frear” (ele freia).

Essa irregularidade ocorre com os verbos “mediar” (ele medeia), “ansiar” (ele anseia), “remediar” (ele remedeia), “incendiar” (ele incendeia), “odiar” (ele odeia) e “intermediar” (ele intermedeia). Certamente as formas “odeia” e “incendeia” são familiares. Então lembre-se de que “remediar” segue esse modelo de conjugação. Assim:

“Sabemos que isso não remedeia a situação da família, mas nós vamos fazer tudo o que nos cabe e um pouco mais para poder chegar aos responsáveis”, disse à imprensa local.

Publicado por Thais Nicoleti

Thaís Nicoleti é formada em português e linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e licenciada pela Faculdade de Educação da mesma universidade.

Um comentário em ““Remedia” ou “remedeia”?

Deixe um comentário