Fazer à mão e fazer a máquina

GRAMATICAIS. Escrever é realmente uma arte. Mesmo escritores talentosos, vez ou outra, não resolvem muito bem uma passagem ou outra. O trecho abaixo, extraído de uma crônica, merece uma breve reflexão. Vejamos:

Mais fácil é entender o significado de “costurar um acordo”. É o que todos os políticos vivem fazendo —costurando acordos. Alguns devem fazê-lo à mão, espetando o dedo, e outros à velha Singer, pedalando freneticamente.

O autor trabalhou muito bem a metáfora associada à costura, considerando que se pode coser à mão ou a máquina. Note-se que “à mão” é uma locução adverbial de modo, enquanto “a máquina” ou “à máquina” (o acento grave é facultativo nesse caso) é uma locução adverbial de instrumento.

Claro está que a mão humana não é um instrumento como o são canetas, lápis ou quaisquer máquinas que se usem na realização de certas ações. Disso decorre que ocorre crase em “à mão”, mas não necessariamente em “a máquina”, reservando-se o acento grave para os casos em que sua ausência leve a uma ambiguidade.

A locução adverbial de instrumento geralmente prescinde do artigo definido (“escrever a lápis”, não ao lápis, por exemplo) porque o instrumento tem natureza genérica. Escreve-se a lápis ou a caneta, isto é, usa-se certo tipo de instrumento para escrever. É por isso que essas locuções não admitem especificidade. Por exemplo, se quisermos dizer que alguém usou uma caneta Bic para escrever algo, diremos que “escreveu com uma caneta Bic”, nunca que “escreveu a/ à caneta Bic”.

Dessa forma, melhor opção, no trecho em questão, teria sido usar outra estrutura. Vejamos uma sugestão, que, pelo menos, não causaria estranheza:

 Mais fácil é entender o significado de “costurar um acordo”. É o que todos os políticos vivem fazendo —costurando acordos. Alguns devem fazê-lo à mão, espetando o dedo, e outros com a velha Singer, pedalando freneticamente.

Publicado por Thais Nicoleti

Thaís Nicoleti é formada em português e linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e licenciada pela Faculdade de Educação da mesma universidade.

Deixe um comentário