PARA ALÉM DA GRAMÁTICA. DEU NA MÍDIA. Hoje vamos analisar um título jornalístico que encabeça uma daquelas reportagens que antecipam o que vai acontecer nos capítulos seguintes de novela de TV. A crer no que disse o redator, quem estiver acompanhando a trama de Pantanal imaginará que o roteiro sofreu uma mudança brusca. Vejamos:
Pantanal: depois de se entregar para Tadeu, José Leônico dá um trato no filho e Zefa sofre nas mãos de Renato
Onde se lê José Leônico, leia-se José Leôncio, o nome do fazendeiro de Mato Grosso do Sul, criador de gado, que está no centro do enredo. Tadeu, na trama, é um de seus filhos, e Zefa é a namorada do rapaz. Renato é um dos filhos de Tenório, dono da fazenda vizinha.
Segundo o resumo que o redator tenta fazer no título, José Leôncio se entregou (sexualmente) a Tadeu e, depois disso, “deu um trato” no filho; a namorada de Tadeu (Zefa) sofre nas mãos do Renato (filho do vizinho).
Só entende o que, de fato, aconteceu quem está a par do enredo. O título é intransponível para alguém que não acompanhe a novela. Um pouco de gramática pode ajudar a desembaraçar os fios dessa trama.
A oração subordinada temporal “depois de se entregar para Tadeu”, posta no início do período, não apresentou claramente o seu sujeito (quem se entregou para Tadeu), portanto fica implícito que esse sujeito é idêntico ao da oração subsequente (oração principal) “José Leôncio dá um trato no filho”. Daí a ideia de que José Leôncio se entregou para Tadeu. Do ponto de vista gramatical, foi isso o que ocorreu!
Temos um caso de duplicação (um mesmo elemento é referido de duas formas, fazendo parecer que são dois elementos) em “Tadeu” e “filho”, que, no caso, são a mesma pessoa, embora o tal José Leôncio tenha outros filhos. Esse tipo de construção favorece a confusão.
A expressão “dar um trato” está no lugar de “dar uma reprimenda” ou “dar uma bronca” – não nos parece que “dar um trato” tenha esse sentido (“dar um trato nos cabelos” = “arrumar os cabelos”; “dar um trato na casa” = fazer limpeza, arrumação). Além disso, “sofrer nas mãos de” vai muito além do que acontece entre Zefa e o rapaz Renato, que vagamente demonstra interesse afetivo-sexual por ela.
Afinal, o que, de fato, ocorreu? Zefa se entregou a Tadeu, Tadeu foi repreendido pelo pai (José Leôncio) por tê-la seduzido, e Renato deixa claro que tem interesse sexual por ela. É muita informação para um título só, mas vamos tentar ajudar o redator. Vejamos:
Pantanal: Zefa, depois de se entregar a Tadeu, que por isso leva bronca do pai, José Leôncio, enfrenta as investidas de Renato
Quem assistir à novela poderá propor outras construções também. Quer tentar? Envie a sua sugestão!