GRAMATICAIS. É muito comum a confusão entre o adjetivo “fluido” e o particípio passado do verbo “fluir”, que é “fluído”, com acento. Vejamos um trecho, extraído de um blog de história e filosofia, que apresenta um pequeno defeito de construção e o uso de “fluída” no lugar de “fluida”
Essa conjuntura fluída e desconexa da realidade da esquerda permite indagações tão desconexas quanto, como a de Leonardo Avritzer, que questionou “a linguagem desse questionamento e se a utilização da violência como método é a linguagem correta da disputa histórica”.
A palavra “fluido” (lê-se “flúi”) pode ser um substantivo (fluido de isqueiro, fluido de freio do automóvel, fluido corporal) ou um adjetivo (leve, suave, fluente, característica daquilo que flui). No trecho acima, a intenção era dizer “conjuntura fluida”.
A forma acentuada existe, mas tem outro uso, pois é o particípio passado do verbo “fluir” (A água tinha fluído rapidamente). É bastante comum o erro de prosódia e (pronúncia), consequentemente, de grafia da palavra “fluido”. Vamos à correção:
Essa conjuntura fluida e desconexa da realidade da esquerda permite indagações tão desconexas quanto a de Leonardo Avritzer, que questionou “a linguagem desse questionamento e se a utilização da violência como método é a linguagem correta da disputa histórica”.
Sempre cultural
CurtirCurtir