GRAMATICAIS. De uma das muitas notícias relativas ao falecimento de Pelé, extraímos o texto de nossa análise de hoje. O tema específico era o processo de conservação de cadáveres conhecido como tanatopraxia. Vejamos:
A finalidade do procedimento é que o difere do embalsamento. Neto explica que ambos têm conceitos parecidos, mas a tanatopraxia não exige a retirada de todos os órgãos da pessoa morta, algo que ocorre no embalsamento.
Em toda a reportagem, o jornalista usou o termo “embalsamento” no lugar de “embalsamamento”. Atenção: os dois termos existem e cada qual tem seu significado. “Embalsamamento” é a ação de “embalsamar”, isto é, tratar o cadáver com substâncias que o preservem da decomposição. Naturalmente, o termo vem de “bálsamo”.
“Embalsamento”, por sua vez, é a ação de transvasar o vinho para a balsa (ou dorna), sendo “balsa” um recipiente de boca larga onde se deixa fermentar o mosto (sumo de uvas frescas). “Embalsar” também pode ser o ato de formar uma balsa (agora no sentido de “jangada”) ou ainda a ação de meter-se em uma balsa (transporte flutuante). Como se vê, “embalsamento” nada tem que ver com tanatopraxia (“tanato”, em grego, quer dizer “morte”).
Quanto ao verbo “diferir”, o problema não é a grafia nem mesmo o significado, mas o regime. Embora seja um aparente sinônimo de “diferenciar”, emprega-se em construção diversa. Podemos dizer que determinado traço ou aspecto diferencia uma coisa de outra, mas não diremos que “difere uma coisa de outra”, pois “diferir” é “ser diferente”. Diremos, então, que “uma coisa difere de outra”. Percebeu a diferença? Compare as frases:
(i) Esta técnica difere da outra apenas em um aspecto. [é diferente]
(ii) Esta técnica se diferencia da outra apenas em um aspecto. [torna-se diferente]
(iii) O que diferencia uma técnica da outra é este aspecto. [torna diferente]
(iv) É este o aspecto em que uma técnica difere da outra. [é diferente]
(v) Suas ideias diferem. [são diferentes]
(vi) As assinaturas diferem muito entre si (ou uma da outra). [são muito diferentes]
Portanto, corrigido, o trecho ficaria assim:
A finalidade do procedimento é que o diferencia do embalsamamento. Neto explica que ambos têm conceitos parecidos, mas a tanatopraxia não exige a retirada de todos os órgãos da pessoa morta, algo que ocorre no embalsamamento.