GRAMATICAIS. ORTOGRAFIA. É raro que, na hora de escrever, se pense muito na ortografia de uma palavra, a menos que se tenha dúvida recorrente sobre ela. Em geral, a forma da palavra é fixada na memória e passa a ser registrada automaticamente. Em alguns casos, como sabemos, a pessoa fixa a forma incorreta, mas aíContinuar lendo “O sistema do plural – e ‘tals’”
Arquivos mensais:julho 2025
‘Frauda’ [sic] e o plural de ‘sarau’
ORTOGRAFIA. GRAMATICAIS. No português do Brasil, é muito comum a pronúncia do “l” como “u”, sem nenhuma diferença. Aliás, isso está na raiz da conhecida confusão entre “mal” e “mau”, os dois regularmente pronunciados da mesma forma. No caso desse par, a dica de sempre é distinguir os termos pelos seus antônimos: “mal” é oContinuar lendo “‘Frauda’ [sic] e o plural de ‘sarau’”
‘Intender’ e ‘entender’
BÁSICO E IMPORTANTE. Ortografia é um tema que podemos considerar básico, já que é objeto dos primeiros anos escolares. Mesmo aprendendo logo cedo as principais regras da convenção ortográfica, algumas questões persistem e erros aparecem até mesmo em textos da imprensa. É claro que não me refiro aqui a erros de digitação, que são frutoContinuar lendo “‘Intender’ e ‘entender’”
Infringir a lei, infligir um castigo
SEMÂNTICA. “Infringir” e “infligir” são palavras parecidas quanto à grafia e à pronúncia, mas muito diferentes quanto ao significado. A língua portuguesa tem uma boa quantidade de pares desse tipo, que são chamados de “parônimos”. Não é difícil que, vez ou outra, um termo apareça no lugar do outro. Vejamos um caso recente, publicado emContinuar lendo “Infringir a lei, infligir um castigo”
Homicídio, feminicídio, genocídio
Nesta publicação, examinamos a formação de termos como “feminicídio” e “homicídio”.
Próclise é colocação mais comum no Brasil
GRAMATICAIS. O título acima expressa uma espécie de consenso nacional. No português do Brasil, há predileção pelo uso do pronome átono antes do verbo, independentemente da situação, o que seria uma das marcas que distinguem a sintaxe brasileira da portuguesa. Na linguagem espontânea, isso parece de fato ser verdade. No registro escrito, no entanto, aContinuar lendo “Próclise é colocação mais comum no Brasil”
‘Assertivo’ não quer dizer ‘certo’
SEMÂNTICA. Uma palavra que temos ouvido com grande frequência ultimamente é o adjetivo “assertivo”. Assim, de ouvido, “assertivo” parece guardar alguma relação com “acerto”, “ato de acertar” e, daí em diante, a rede de conexões semânticas pode levar à ideia de precisão ou exatidão. Não à toa, às vezes, encontramos a grafia “acertivo”, que, peloContinuar lendo “‘Assertivo’ não quer dizer ‘certo’”
Um defeito de sintaxe
PARA ALÉM DA GRAMÁTICA. O tema de hoje é um defeito de construção sintática que pode produzir uma boa dose de confusão. Geralmente, quando lemos um texto na imprensa sobre um assunto que está sendo discutido, temos condições de interpretar o sentido de uma construção ambígua graças ao nosso conhecimento prévio. É como se jáContinuar lendo “Um defeito de sintaxe”