A arte de esgrimir argumentos

GRAMATICAIS. A esgrima, embora tenha raízes em treinamentos militares no Antigo Egito e tenha sido praticada pelos gladiadores na Roma Antiga, ganhou, no século XVI, entre os nobres europeus, o status de uma arte refinada, tendo-se tornado um símbolo de elegância. Desde o final do século XIX, passou a integrar as modalidades olímpicas. Nosso temaContinuar lendo “A arte de esgrimir argumentos”

Manchete com duplo sentido

NA IMPRENSA. Nosso leitor Rafael Salles nos trouxe uma contribuição muito interessante. Lendo um importante jornal de economia, ele encontrou uma manchete ambígua e logo se lembrou de compartilhá-la com os leitores do Português Claro. A frase com duplo sentido servia de título para uma matéria publicada no contexto das tentativas de negociação do governoContinuar lendo “Manchete com duplo sentido”

A Justiça é cega

GRAMATICAIS. REFLEXÕES. Todos conhecemos a representação da Justiça como uma mulher de olhos vendados. A venda nos olhos simboliza a imparcialidade, significando que, para haver justiça, o julgamento deve ser feito apenas com base nos fatos e nas leis, à luz da razão, sem influência de emoções, preconceitos ou quaisquer outros interesses. Há alguns dias,Continuar lendo “A Justiça é cega”