Ordem dos termos e uma questão de gênero

GRAMATICAIS. Os trechos abaixo são partes do relato noticioso de um sequestro, publicado em um dos grandes jornais de São Paulo. Os fragmentos suscitam duas questões linguísticas interessantes, uma de concordância de gênero, outra de ordem dos termos e duplo sentido. Vejamos. Uma mulher de 48 anos e dois homens, de 54 e 24, foramContinuar lendo “Ordem dos termos e uma questão de gênero”

“Sobressair” e paralelismo semântico

GRAMATICAIS. No trecho abaixo, extraído de uma notícia de jornal, temos uma questão de regência relativa ao verbo “sobressair” e uma questão de paralelismo semântico. Vejamos: Já o desempenho das meninas se sobressai na comparação com os meninos. Elas conseguem um resultado médio de 431 pontos, “significativamente superior ao resultado médio dos meninos”, de 408Continuar lendo ““Sobressair” e paralelismo semântico”

“Muito” e “muitos”: advérbio e pronome

GRAMATICAIS. O trecho abaixo é o parágrafo de abertura de um artigo de newsletter que trata do famigerado ChatGPT. Do ponto de vista gramatical, vamos ver que houve confusão entre o advérbio “muito” (invariável) e o pronome indefinido “muito”, que se flexiona normalmente em gênero e número. Esse é o nosso tema de hoje. MuitoContinuar lendo ““Muito” e “muitos”: advérbio e pronome”